Segurança pública é assunto constante em qualquer sociedade e em nosso bairro não é diferente. Aqui, contamos com vários recursos que, somados, garantem a tranquilidade dos moradores, os quais têm papel fundamental nas práticas de prevenção primária.

Contamos com serviços terceirizados de vigia, cujos profissionais fazem ronda pelas ruas do bairro e são contratados pelos moradores. Durante o dia, o serviço é realizado de carro, já no período noturno, de moto. Ambos acionam as forças policiais em caso de ocorrência ou suspeita de sinistro.

Também temos grupos organizados de vigilância mútua, como o PVS – Programa Vizinhança Solidária, criado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de grupos de comunicação por aplicativos envolvendo os moradores.

Periodicamente, em nossa sede, são realizadas reuniões sobre segurança, sendo algumas oficiais do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança, onde são abordados vários assuntos e repassados os procedimentos relacionados à segurança. Outras ações da Sapreme também buscam melhorias junto ao poder público, para que o bairro se torne cada vez mais, um local seguro para seus moradores.

Programa Vizinhança Solidária

O Programa Vizinhança Solidária (PVS) foi criado em 2009 pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o intuito de promover reuniões periódicas entre vizinhos, com a participação de representantes da polícia, para discutir ações de segurança. Desde então, tem sido aplicado em diversas localidades, com grande sucesso, inclusive aqui em nosso bairro.

O programa consiste em resgatar a integração entre os moradores com o objetivo de estabelecer um vinculo solidário como ferramenta para facilitar o policiamento preventivo, reduzir da criminalidade local e buscar soluções adequadas para os problemas relativos à segurança, criando uma rede de informações e de monitoramento das ruas do bairro.

Como funciona

  • Os vizinhos se encontram periodicamente para discutir ações coletivas relacionadas à segurança;
  • Compartilham dados de contatos para troca de informações e em casos de emergências. É recomendada a criação de um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação;
  • O grupo mantém contato periódico com a Policia Militar.

Em nosso bairro, o programa foi implantado no início de 2017 com o apoio do Conseg – Conselho Municipal de Segurança de Itu e do comando da 1ª Cia. da Polícia Militar.

Desde sua implantação, o número de ocorrências reduziu drasticamente, chegando a ficar 21 meses seguidos sem registrar nenhuma ocorrência. Isso se deve à participação dos moradores, que adotaram a preocupação mútua, mudaram posturas e costumes e passaram a praticar a prevenção primária no dia a dia. Placas do programa foram instaladas por todo o bairro e nas casas dos moradores participantes do programa.

Reuniões do Conseg - Conselho Comunitário de Segurança

O Conseg – Conselho Comunitário de Segurança se encaixa perfeitamente à orientação de que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. É uma entidade de apoio à polícia, coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, que promove reuniões mensais com a comunidade para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública, orientados pela filosofia de Polícia Comunitária.

A mesa diretiva das reuniões do Conseg de Itu geralmente é composta por seu presidente, o qual conduz os trabalhos, e representantes das duas Companhias da Polícia Militar do Estado de São Paulo atuantes no município (1ª e 5ª Cias.), da Polícia Civil, da GCM – Guarda Civil Municipal, do Conselho Tutelar e da Prefeitura de Itu. É a cúpula da Segurança Pública em contato direto com a população, para ouvir suas necessidades e encontrar soluções em conjunto.

Voto de Congratulação do Conseg, concedido à Sapreme pelas suas ações em favor da paz e da ordem pública

Além disso, foi criada uma rede entre os moradores para, em caso de ocorrência, compartilharem as imagens de seus sistemas de monitoramento por câmeras, favorecendo todo o bairro. Também foram instaladas placas informativas de que “nossas ruas são vigiadas” em todas as esquinas, para que todo pedestre ou veículo que entrar no bairro saiba que – automaticamente – estará sendo monitorado.

E como diz a placa do PVS, comunicamos toda atitude suspeita imediatamente para a polícia!

Associação de Moradores do Parque Residencial Presidente Médici

Rua Augusto Tavernaro n° 300 – Parque Residencial Presidente Médici – Itu/SP – Cep 13310-130

Cel: (11) 99810-7919 – sapreme@sapreme.com.br

Política de Privacidade e termos de uso © Copyright 2020 Sapreme – Todos os direitos reservados